• Biblioteca Irene Lisboa

  • Biblioteca Irene Lisboa

  • Biblioteca Irene Lisboa

  • Exterior da Biblioteca Irene Lisboa

  • Edifício Irene Lisboa

 

SEMANA DA LEITURA 

Na semana da leitura, semana na qual se celebraram o 25 de abril, os hábitos de leitura, a diversidade literária, o fortalecimento dos laços comunitários e o desenvolvimento pessoal e intelectual da nossa comunidade educativa, destacamos o Concurso de Leitura.

No segundo ciclo e por ordem decrescente, os vencedores foram as alunas Catarina Pinheiro, Helena Guedes e Elisa Ory.

No terceiro ciclo, o aluno Gabriel Neves recebeu uma menção honrosa.

Na sessão de atribuição de prémios, ouvimos o testemunho da Professora Leonor Medina que não só recordou o seu tempo de estudante durante o Estado Novo, como também nos relatou episódios da sua vida pessoal no Liceu Carolina Michaelis, tendo-nos proporcionado uma visão muito personalizada e vibrante das mudanças operadas desde então.

Também fomos brindados com leitura de poemas com acompanhamento musical pelo aluno Pedro Ory e, finalmente, foram entregues os diplomas de participação assim como um presente a cada um dos vencedores do concurso.










Partilhar:

 

CONCURSO DE LEITURA

Neste Dia Mundial do Livro, 23 de abril, decidimos homenagear não só os grandes grandes escritores que nasceram ou faleceram nesse dia, como William Shakespeare e Miguel de Cervantes, mas também, e principlamente, uma data: o 25 de abril.

Realizou-se , então, o Concurso de Leitura , que teve a revolução como tema transversal às obras selecionadas. Foi uma ocasião não só para celebrar a importância dos livros, os hábitos da leitura, mas também os valores democráticos, a consciência cívica , o pensamento crítico, contribuindo para a formação de cidadãos ativos e conscientes de seu papel na sociedade.

Resultados do concurso na EB Irene Lisboa

3º ciclo, 7º B- Gabriel Neves.

2º ciclo, 5º B- Catarina Pinheiro



Partilhar:



 Aulas sem Fronteiras


No âmbito do projeto “Aulas sem Fronteiras” , foi com enorme entusiasmo que a turma do 7.º B recebeu a visita do aluno francês Albin Chaillet. 

O aluno universitário proporcionou à turma uma experiência enriquecedora e uma viagem emocionante ao seu país , França,  tendo abordado  vários aspetos culturais, desde geográficos a  usos e costumes, monumentos emblemáticos e figuras de destaque. 

Esta iniciativa cultural,da  responsabilidade do  programa municipal Porto Futuro em parceria com a Universidade do Porto (U.P) , que  pretende promover uma escola aberta e multicultural , traduziu-se num enorme sucesso  dada a participação e curiosodade dos nosso alunos . 



Partilhar:


 CONCURSO DE LEITURA 


No âmbito da semana da leitura, o Agrupamento de Escolas Carolina Michaelis promove um concurso de leitura interno. 
Publicamos o vídeo da obra de 2º ciclo  selecionada. 
Relativamente à  obra de 3º ciclo,  Romance do 25 de abril, uma vez que não existe em número suficiente para todos so alunos, foi decidido que será lida em sala de aula. 


Avó, onde estavas no 25 de abril? 




Partilhar:











 

Como já anunciado, contámos com a presença do Sr. Eng. Rodrigo Cunha , Eng Mecânico  

pela FEUP, Responsável de Departamento no ISQ, Infraestruturas e Projectos Especiais.

Nos projetos Especiais,  coordena equipas de QA/QC nos seguintes trabalhos:

            - ESA/PTSpace os projectos Clean Space e Space Rider. 

            - ⁠ESO, construção do novo telescópio ELT. 

            - ⁠F4E (ITER) reactor de fusão nuclear. 

            - ⁠ESA presença em Kourou, Guiana Francesa, base de lançamento de foguetões Ariane e                 Vega.

 

Nesta apresentação, ficámos a conhecer  o seguinte:   


O Clean Space é um programa da Agência Espacial Europeia (ESA) dedicado a garantir a sustentabilidade das atividades espaciais, buscando reduzir o impacto ambiental (detritos espaciais) dos lançamentos e operações espaciais;

O Space Rider é um veículo reutilizável, desenvolvido pela ESA, que pode transportar cargas úteis para a órbita da Terra e regressar, o que permite uma reutilização significativa , comparativamente aos veículos de lançamento descartáveis;

A European Southern Observatory (ESO) é uma organização astronómica intergovernamental apoiada por 16 países europeus e pelo Brasil. O projeto mais recente da ESO é a construção do Extremely Large Telescope (ELT), que será o maior telescópio óptico/infravermelho do mundo quando estiver completo. O ELT foi projetado para revolucionar a astronomia, permitindo novas descobertas em áreas que vão desde a busca por exoplanetas até a compreensão das origens do universo;

O International Thermonuclear Experimental Reactor(ITER) é um projeto de colaboração internacional que visa demonstrar a viabilidade técnica da fusão nuclear como uma fonte de energia sustentável e praticamente ilimitada. A Fusion for Energy (F4E) é a organização responsável pela contribuição da União Europeia para o ITER, coordenando e financiando a construção desse reator de fusão nuclear.

Também ficámos a saber que a ESA mantém uma presença significativa em Kourou, na Guiana Francesa, onde está localizado o Centro Espacial de Kourou (CSG) e de onde se realizam os lançamentos dos foguetes Ariane e Vega. Esta localização foi considerada a mais adequada dada a sua proximidade do equador pois oferece vantagens significativas em termos de economia de combustível nos lançamentos espaciais.

Todos estes projetos destacam o compromisso da Europa para com a exploração espacial, a pesquisa astronómica avançada, o desenvolvimento de tecnologias para um futuro energético mais sustentável e também o papel de Portugal e dos seus técnicos na prossecução desses mesmos objetivos.





Partilhar:

 



No dia 15 de abril, segunda-feira, os alunos do 8ºAi assistirão a uma palestra sobre "A importância da exploração espacial" .

Esta atividade irá abordar temas relacionados com algumas das tecnologias relacionadas com a exploração espacial, a participação de Portugal na exploração espacial e o contributo da investigação espacial para a vida na Terra. 


A docente Cláudia Borges, responsável pela dinamização desta atividade, promove-a na assunção de que a exploração espacial captura a imaginação dos jovens, incentiva-os a buscar respostas, mostra-lhes como a ciência e a tecnologia podem resolver problemas complexos e melhorar a qualidade de vida, promove uma maior apreciação e compreensão da importância de protegermos e preservarmos o nosso planeta e, finalmente, incentiva-os a pensar de forma mais ampla sobre questões como a vida extraterrestre, o futuro da humanidade e nosso papel no cosmos.


Desde já o nosso agradecimento ao Sr. Engenheiro Rodrigo Cunha pela disponibilidade demonstrada em colaborar com a nossa escola.






Partilhar:

O cinquentenário do 25 de abril é um momento muito particular para refletirmos sobre os valores da liberdade, da democracia e da justiça social, um momento para celebrar os progressos realizados desde então.

Na nossa escola, contámos com apresença da autora de manuais escolares, Dra. Elisabete Jesus, que nos veio recordar a importância contínua deste marco na nossa história.




Partilhar:

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Calendário

Posts Recentes