• Biblioteca Irene Lisboa

  • Biblioteca Irene Lisboa

  • Biblioteca Irene Lisboa

  • Exterior da Biblioteca Irene Lisboa

  • Edifício Irene Lisboa

 






Nesta  Semana da Leitura privilegiámos as  leituras encenadas na nossa biblioteca

Os alunos,  com sua interpretação, capturaram a essência das histórias e transportaram-nos  para o mundo dos livros, tornando a  descoberta desse mundo  uma vivência lúdica e emocionante,  onde cada palavra se torna um gesto, cada personagem ganha vida, e a história se torna uma memória compartilhada.


Partilhar:

 






No âmbito da Semana da Leitura e da celebração do Dia do Agrupamento, a biblioteca organizou uma exposição alusiva à construção do edifício da Escola Básica Irene Lisboa, inaugurada em 2000. 

Através das fotografias expostas, é possível ter uma perceção do espaço circundante antes da construção deste edifício e compreender a importância da comunidade escolar na concretização deste projeto, com destaque para as professoras  Ana Alves, Augusta Reis, Flora Azevedo e Clara Canijo, representante da Associação de Pais. 

Na época, a escola estava sedeada na Rua do Breyner, e a necessidade de um novo espaço refletia o crescimento da comunidade educativa assim como  o desejo de melhores condições tanto para alunos como para  professores e funcionários.

A exposição convida os visitantes a uma viagem pelo tempo, destacando não apenas a evolução arquitetónica, mas também o envolvimento e a dedicação de todos os que contribuíram para a concretização deste importante marco para o ensino.

Partilhar:

 





Os alunos de uma turma de  6 ano participaram na atividade "Porto de Palavras", dinamizada na Biblioteca de Autores Portuenses. O objetivo foi promover a escuta ativa, a interpretação e a criatividade a partir de uma canção  de Capicua.

A atividade iniciou-se com um exercício de  escuta ativa, durante a qual  os alunos  prestaram atenção às palavras, ritmos e significados. Em seguida, foram-lhes propostos exercícios de expressão plástica  e textual  inspirados na letra da canção.

As crianças demonstraram grande envolvimento,  revelando um olhar curioso sobre a língua,  a musicalidade das palavras. 

Igualmente proveitoso foi o tempo  que certos alunos mais eficientes  dedicaram a descoberta do acervo desta nova e maravilhosa biblioteca. 


Partilhar:

 







A biblioteca  levou a tradição do teatro de fantoches à sala de aula .  A atividade permitiu que os alunos de 3º ano  mergulhassem na história de forma dinâmica, combinando a escuta atenta com a participação ativa.

Com expressividade e entusiasmo, as personagens foram ganhando voz e movimento, transportando os pequenos ouvintes para um universo de fantasia e aventura. Entre risos e olhares curiosos, os alunos exploraram  os ritmos e as emoções presentes no texto, estimulando a imaginação e o gosto pela narrativa oral.

A leitura encenada revelou-se um momento de descoberta e envolvimento, aproximando as crianças da riqueza do teatro popular e do poder das palavras.

Partilhar:

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Calendário

Posts Recentes